top of page
Roteiro1.jpg
Roteiro2.jpg
Roteiro3.jpg

Roteiro Erasmus+

No dia 26 de maio de 2021, a Agência Nacional Erasmus+ iniciou o seu roteiro na cidade de Bragança, tendo organizado várias iniciativas para promover o novo Programa 2021-2027. O nosso Agrupamento participou nesta iniciativa, recebendo elementos da Agência Nacional Erasmus+, do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Bragança e do Centro Europe Direct de Bragança, que dinamizou jogos didáticos sobre a Europa. Da parte da tarde os alunos das turmas 8ºD e 9ºA dirigiram-se às instalações do IPB para participar numa sessão com a Diretora da Agência Nacional, Professora Cristina Perdigão e os técnicos Dr. Manuel Fernandes, Dr. Paulo Almeida e Dr. Tiago Diniz. Na mesa-redonda o nosso agrupamento foi representado pela aluna Maria João Vaz e pela coordenadora do Programa no Agrupamento, professora Margarida Marques. Participaram ainda, no acompanhamento aos alunos, os professores Antero Ferreira e Rute Gaspar.

A coordenadora Margarida Marques

 eTwinning

No dia 4 de maio, de 2021, os alunos participantes no projeto eTwinning “Digital Learning in English Language” tiveram a oportunidade de, mais uma vez, interagir com os seus parceiros da Croácia, Geórgia, Roménia e Turquia e com alunos da Dinamarca, que participaram como convidados especiais. Tratou-se do último encontro do projeto, que foi encerrado no dia 31 de maio. Neste encontro, foi possível dialogar acerca de questões juvenis, cultura, tradições e, também, acerca do tema do projeto, aprendizagem digital.

A coordenadora do Projeto Margarida Marques

Patricia2.jpg
Patricia1.jpg
Patricia3.jpg

Colaboração com ex-alunos

No dia 13 de abril de 2021, a ex-aluna, Patrícia Dias, estudante de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, amavelmente, acedeu ao convite de apresentar a sua visão sobre a importância da tecnologia e da literacia digital em medicina aos alunos de inglês das turmas 10ºA e 11ºA. A atividade inseriu-se nos temas “O mundo tecnológico”, no 10º ano, e “O Mundo do Trabalho”, no 11º ano, e teve como objetivo um contacto mais direto com a realidade do uso da tecnologia em medicina. Tratou-se de uma sessão online, com a duração de 40 minutos, em que os alunos ouviram com entusiasmo falar acerca das múltiplas utilizações da tecnologia na área da medicina e, nomeadamente, acerca do uso de robots na prática cirúrgica.

A professora Margarida Marques

Antiga aluna volta à nossa escola.

 

No dia 2 de março a ex-aluna do nosso Agrupamento, Ana Guerra, amavelmente acedeu ao convite para apresentar aos alunos das turmas 10ºA e 11ºA a sua experiência sobre voluntariado internacional e um pouco da sua carreira profissional. Este convite foi feito no âmbito das unidades “Os Jovens na Era Global”, do 10º ano, e o “Mundo do Trabalho”, do 11º ano. Tratou-se de uma sessão online, com a duração de 40 minutos, em que os alunos, além de ouvirem com entusiasmo o testemunho real sobre a experiência de voluntariado na Ásia da nossa ex-aluna, puderam interagir e colocar as suas questões sobre essa mesma experiência.

Um bem haja à Ana por ter acedido ao convite e tão brilhantemente ter apresentado o seu testemunho que se mostrou deveras inspirador para os alunos presentes.

Margarida Marques

Professora de Inglês das turmas 10ºA e 11ºA

filhavitóriaNogueira.jpg
Filha Vitória Nogueira.jpg

Acreditação Erasmus 2021-2027

O AEMT obteve a aprovação da sua candidatura à Acreditação Erasmus, Educação Escolar, com a pontuação de 84 pontos, classificando-se em11º lugar a nível nacional de entre cerca de 80 candidaturas. A Acreditação Erasmus marca o início do novo Programa Erasmus 2021-2027 e pressupõe um plano de internacionalização de longo prazo, com enfoque num plano institucional de desenvolvimento europeu, sendo atribuída a instituições que preparam estratégias para a implementação de atividades de moblidade com elevados padrões de qualidade.

Resultados em:

https://e727982a-38ed-4d7c-b901-8701902c2a69.filesusr.com/ugd/d8f912_57ceddf34ea24f078bc8932c03040442.pdf?fbclid=IwAR01LXVLHCs9unIoNwqv7eU6pjL6f4d293iPeeFtdNWa2l_In4Y2ro164Ug

A Coordenadora de Projetos

Margarida Marques

gçopç.PNG
Encontro virtual intercultural

No âmbito da disciplina de inglês, no dia 21 de fevereiro de 2021, 9 alunos, do 10º ano, turma A, participaram numa atividade intercultural online com alunos da Grécia, Gronelândia, México, Rússia e Vietname.

Neste encontro foram apresentados alguns aspetos culturais do nosso país e os participantes contactaram com a cultura e tradições dos restantes países, além de partilharem aspetos comuns aos jovens a nível mundial e de usarem a língua inglesa como veículo de comunicação entre todos os participantes. 

Foi sem dúvida uma atividade muito enriquecedora e todos os participantes foram unânimes em referir que gostariam de voltar a repetir a experiência.

 

Margarida Marques, professora de Inglês 10ºA

1614207988458.jpg
1614207395302.jpg
1614207892858.jpg

Atividade Intercultural com Israel

Nos dias 9 e 16 de março, os alunos do 9ºA e alguns alunos do 9ºB e C tiveram a oportunidade de colaborar com alunos da escola Shvilim Democratic School, em Pardes Hanna Karkur, Israel. Nestes dois dias de atividade, apresentaram o seu país, trocaram informação acerca de si próprios e participaram numa aula conjunta sobre super heróis, na qual tiveram a oportunidade de, em grupos, criar os seus próprios super heróis. Tratou-se de uma atividade muito apreciada pelos alunos, que se divertiram bastante na criação de super heróis comuns. Esta atividade teve como principais objetivos a comunicação em língua inglesa em contexto real, o conhecimento de outras culturas e o desenvolvimento de valores de respeito e tolerância pelo outro e pela diferença.

Margarida Marques

Professora de Inglês

israel.png
etwinning.PNG
ewtinning.png

Projeto eTwinning “Digital Learning in English Language”

No âmbito do projeto eTwinning “Digital Learning in English Language”, vários alunos do 10º ano, turmas A e B, e uma aluna do 9º Ano, turma C, participaram num debate online sobre os pros e contras da aprendizagem digital. Este debate decorreu no dia 14 de março e contou com a participação de alunos da Geórgia, de Portugal (AEMT), da Roménia e da Turquia, e foi moderado por professores dos respetivos países. Do AEMT participaram como moderadoras as professoras Margarida Marques e Sílvia Fernandes.

Margarida Marques

Professora de Inglês

“A Ferrovia, modelo de mobilidade sustentável”

 

Assim com este mote iniciamos os nossos trabalhos no clube europeu, habitualmente composto por professores e alunos da área das humanidades, respetivamente os alunos das turmas 10º B e 11º C, com a orientação das professoras Conceição Abreu e Mariana Batouxas.

Faz parte da nossa programação incluir sempre entidades da comunidade local, especialmente o Europ Diret e o Instituto Politécnico de Bragança ou ainda a Câmara Municipal. Este ano e fruto da localização na região da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, tivemos o privilégio de contar com a presença da Srª Secretária de Estado, professora doutora Isabel Ferreira. Da comunidade escolar temos sempre a presença dos diretores de turma, professor Fernando Barros e Berta Alves, assim como da bibliotecária, Cecília Falcão.

Os professores da área de Humanidades, especialmente a Literatura, ou a História também são professores presentes, neste último caso a professora Ana Paula Andrade.

Em dezembro de 2020 começamos por entrevistar algumas entidades que nos pareceram com um perfil decisor, respetivamente a Srª Secretária de Estado da Valorização do Interior, professora doutora Isabel Ferreira, o autarca de Bragança, Drº Hernani Dias, e o vogal da Comunidade intermunicipal de terras de Trás-os_Montes, Engº Rui Caseiro. As questões lançadas pelos alunos tiveram como principal objetivo relacionar a “Ferrovia como modelo de desenvolvimento sustentável e sua importância no desenvolvimento da região”.

A última sessão online realizada em junho de 2021, sobre o tema “Ferrovia, mobilidade, ou identidade”, procurou agregar um conjunto de personalidades que dariam o seu testemunho quanto à necessidade de reabilitar um património edificado e algumas infraestruturas com relevo para o que resta das pontes ou estações e apeadeiros. Para além da partilha de algumas memórias sobre viagens pela professora Berta, o membro da associação dos amigos do comboio, Fernando Pedreira, deu alguns exemplos de reabilitação já efetuada em alguns troços de outras regiões. O empresário do turismo rural de Santa Comba de Rossas, João Madureira ilustrou a importância de algumas visitas efetuadas com os turistas nos túneis que ainda estão visitáveis e o autarca da mesma freguesia reiterou a necessidade do reabilitar estas infraestruturas e esclareceu que já estavam em curso a adjudicação das obras.

Esta sessão foi precedida de uma visita ao Museu Ferroviário na cidade de Bragança e tivemos também uma exposição de fotografia em que destacamos algumas estações e apeadeiros no troço da linha do tua no concelho de Bragança.

Agradecemos a todos os participantes e colaboradores, professores, alunos e auxiliares, bem como todas as entidades que de forma comprometida têm respondido às nossas solicitações. Destacamos em especial a nossa diretora, professora Fátima Fernandes que com o seu cuidado nos acompanha em todo o processo. Aos alunos e a toda a comunidade esperamos continuar a contar com a vossa colaboração no próximo ano escolar.

 

As professoras do Clube Europeu

Conceição Abreu e Mariana Batouxas

Celebração Erasmus Days

Nos últimos anos a Comissão Europeia tem vindo a lançar a iniciativa Erasmus Days com o intuito de dar a conhecer as atividades Erasmus+ realizadas nos países que fazem parte do programa. Desse modo, nos dias 15, 16 e 17 de Outubro de 2020, celebraram-se os dias Erasmus um pouco por toda a Europa.

O Agrupamento de Escolas Miguel Torga juntou-se a esta celebração no dia 15 de Outubro e foram levadas a cabo várias atividades. Do programa fizeram parte: exposições na biblioteca escolar de materiais desenvolvidos no âmbito dos projectos europeus e de postais, livros e brochuras trazidos dos locais visitados ou oferecidos à escola pelos visitantes; um questionário de conhecimentos acerca da União Europeia e do programa Erasmus+; o lançamento de um ebook com testemunhos de alunos, professores, visitantes e ex-alunos que participaram nas várias atividades da Ação Chave 1 e 2; um mapa digital, partilhado nas redes sociais, e um mapa físico, exposto na entrada da escola, com os locais onde o AEMT já esteve representado. Todas estas atividades foram efetuadas com os cuidados a ter em conta em época de pandemia.

 

Margarida Marques

Coordenadora Erasmus+

  

Erasmus+ KA229 CYBERS: Curbing Young Bullies by Enhancing Rules and Skills

No dia 17 de dezembro a parceria Erasmus+ KA229 CYBERS: Curbing Young Bullies by Enhancing Rules and Skills procedeu ao lançamento online do projeto. Neste evento estiveram presentes cerca de 40 participantes das várias escolas/países envolvidos (Espanha, Itália, Polónia, Portugal e Roménia) de entre alunos, professores e diretores, e foram dados a conhecer a motivação e os objetivos do mesmo. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer os seus parceiros, de se apresentarem e de apresentarem a sua instituição. O nosso Agrupamento esteve representado pela diretora, por duas professoras e por 3 alunos da turma de 9ºA.

De entre outros, este projeto tem como objetivos desenvolver as as competências dos alunos entre os 13 e os 17 anos  em Cidadania Digital,  Literacia Digital e Literacia da Informação e Educação,  e serã tratados temas como: fake news, netiquette, construção de uma cultura de cidadania digital, criação de conteúdo digital, etc.

Também no dia 15 de dezembro se reuniu online a parceria T-AIDS para avaliar o trabalho desenvolvido até ao momento e planear trabalho futuro, sendo que o próximo passo do projeto será a publicação na plataforma eTwinning de estórias criadas pelos alunos acerca dos vicios da tecnologia e a aplicação de um questionário aos pais também sobre o uso da tecnologia.

No projeto LTCCAI foi elaborado um Padlet com partilha de votos de Feliz Natal nas várias línguas do projeto e também a partilha de algumas tradições de Natal nos países parceiros, em......

https://twinspace.etwinning.net/96354/pages/page/1214404

A coordenadora do Projeto

Margarida Marques

zoom1.jpg
zoom.jpg

Visita da contadora de histórias sueca Laurina Bergqvist

No dia 15 de junho de 2021 a contadora de histórias sueca Laurina Bergqvist visitou a sala de aula de inglês do 10ºA, no âmbito de uma digressão mundial, com a duração de duas semanas, para contar histórias do folclore sueco. Os alunos ouviram atentamente e tiveram a oportunidade de interagir, de responder a questões colocadas pela contadora de histórias e de saber mais sobre as criaturas mitológicas existentes no norte da europa.

A professora Margarida Marques

Alunos do 9º ano visitam o País Basco

José Domingues

 

Integrado no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, os alunos do 9º ano de escolaridade visitaram o País Basco nos dias 1, 2 e 3 de Novembro de 2018, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais e História. A paz e os direitos humanos foram os temas desta viagem de estudo.

Na cidade de S. Sebastien, os alunos percorreram a parte nova da cidade junto ao rio, a zona histórica, o porto, as praias e visitaram alguns aspetos interessantes da zona costeira, nomeadamente, o efeito provocado pela subida e descida do nível da água do mar. Neste mesmo local, tiveram oportunidade de observar um afloramento de rochas metamórficas dobradas.

Durante a tarde, o grupo explorou as exposições do Museu da Ciência, participando nas diversas atividades propostas pela equipa educativa do mesmo.

No Planetário, os alunos assistiram a um filme científico sobre a formação do universo.

Na manhã do segundo dia, o objeto do nosso estudo foi a cidade de Guernica. Aqui os alunos visitaram o Museu da Paz onde ficaram a conhecer a história da cidade e o ataque aéreo feito pela aviação alemã de Hitler, a Árvore de Guernica, o Parlamento e disfrutaram de um passeio pelo centro da cidade, símbolo da paz e da liberdade na época do regime franquista.

Durante a tarde, o grupo fez o percurso entre Guernica e Getária, observando o património natural e arquitetónico da região. Observou ainda aspetos geomorfológicos da costa  biscainha, o porto piscatório de Getária, a praia, o seu património, as suas gentes.

A história, arquitetura e cultura de Bilbau ocuparam a manhã do terceiro dia, com uma visita guiada pela cidade.

O Museu Guggenheim foi o ponto alto deste dia, com os alunos a conhecer a majestosa arquitetura exterior deste edifício e a contactar com as mais recentes obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos, complementadas pelo restante espólio deste museu de arte contemporânea.

A passagem pela ponte de Potugallete, Património da Humanidade, foi a última etapa do nosso percurso.

Esta visita de estudo serviu para consolidar a aprendizagem de conteúdos programáticos das disciplinas envolvidas, promover a articulação interdisciplinar, desenvolver o espírito de observação e pesquisa e promover o convívio e a partilha de experiências.

                                                                                         

bottom of page