top of page
O LIVRO-TÚNEL

​

A atividade interdisciplinar “realização de um livro-túnel” nasceu a partir da participação dos alunos do 6ºB na iniciativa “ManiFESTA-te pela LEITURA, do Plano Nacional de Leitura, que teve lugar no Dia Mundial do Livro, dia 23 de Abril. Os “nossos manifestantes” do 6ºB deram o seu contributo através da sua colaboração no padlet da Biblioteca Escolar criado para o efeito. Escreveram pequenos slogans apelando à leitura dos seus livros preferidos e selecionaram a imagem mais adequada para promover as suas leituras.

Após esta iniciativa, surgiu a ideia da realização de um livro-túnel sobre cada um dos livros “publicitados”, respetivamente: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry; A Fada Oriana, de Sophia de Mello B. Andresen e O Príncipe Nabo, de Ilse Losa. Os trabalhos estão expostos na Biblioteca Escolar até ao final do ano lectivo, promovendo assim a leitura destes e de “outros” livros.

Esta actividade foi realizada no âmbito das disciplinas de Português e Educação Tecnológica, em colaboração coma a Biblioteca Escolar.

​

As professoras responsáveis:

Josefa Preto

Ana Fernandes

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - 5 DE MAIO -

​

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Miguel Torga assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio. Aceitámos o desafio da RBE, em articulação com o Referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar", de melhor conhecer a nossa língua portuguesa, rica de muitos séculos e lugares, de muitas gentes e culturas à volta do mundo, e de a celebrar!

- Com o 1.º ciclo, navegámos pelo Mapa de histórias, em leituras da lusofonia - Propostas de trabalho publicadas em:  

​

https://padlet.com/bibliotecaonlinecesm/95m5wbdt0oxtm28b 

​

 - Os alunos de 2.º ciclo e de 3.º ciclo foram à descoberta de palavras que viajam, alimentando criativos Dicionários de Importação & Exportação - das pesquisas aos textos e imagens, ilustrações divertidas e coloridas, em suporte de papel ou eletrónico, ora expostas na Escola (até mesmo em 3D!), ora publicadas online... 

​

- Exemplos de trabalhos: 

​

. https://pt.calameo.com/read/0035219066de64a10db39

. https://padlet.com/beatrizsei/69agxgkztbk690cw

​

Alguns destes trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas de Português, Entre Ciências e Letras, Educação Visual e TIC. Estas atividades foram realizadas no sentido de compreender a variedade da língua portuguesa, refletir sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas e criar um produto artístico sobre a língua portuguesa.

​

As professoras Ana Maria Fernandes e Beatriz Gomes

dia.PNG
diamundialdalinguaportuguesa.PNG
shoping.PNG
boutao.PNG
soutian.PNG
vidro.PNG

 ManiFESTA-te pela Leitura

Os alunos da turma B, do 6ºano, participaram na iniciativa ManiFESTA-te pela Leitura, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, respondendo assim à iniciativa do PNL2027. Os alunos desenvolveram os seus trabalhos na disciplina de Português, em colaboração com a Biblioteca Escolar e deram o seu contributo para esta marcha virtual através da sua participação ativa no padlett da B.E. Deste modo, aproveitaram para promover os seus livros favoritos.

​

A professora Ana Fernandes

manifesta.png
PROJETO KIT DE LEITURA

O projeto Kit de Leitura foi desenvolvido nas turmas do 7 D e 9 D em articulação com a Biblioteca Escolar.

Nota explicativa:

A atividade Kit de Leitura ocorreu  em diversas turmas , ao longo do ano , em particular no Mês da Biblioteca Escolar, na Semana da Leitura de no Dia do Livro, também no 7ºC, 8ºC, 8ºD e 9ºA 

(AS professoras Carla Baltazar,, Ana Fernandes e Vitória Nogueiro)

A professora Helena Andrade

 

Semana da Leitura 2021- "Le Petit Prince " veio à escola.

​

No âmbito da Semana da Leitura 2021,  professores do grupo de Francês do Agrupamento de Escolas Miguel Torga , participaram na atividade "Leituras em Voz Alta". Assim, os professores leram em voz alta excertos da obra de Saint Exupéry " Le Petit Prince", tornando assim a Semana da leitura , uma semana multilingue e multicultural.

lepetitprince.PNG
Leitura em Vai e Vem no Jardim de infância 

O livro que fizeram para o Plano nacional de Leitura em conjunto em família....

​

Educadora Matilde Sampaio

derf.PNG
bottom of page